Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Doenças respiratórias aumentam no período chuvoso em Marabá

Com o início do ano e a intensificação das chuvas em Marabá e região, os casos de gripes e doenças respiratórias têm aumentado significativamente. Essa é uma tendência comum nesse período, em que as temperaturas mais baixas e a alta umidade favorecem a proliferação de vírus.

O chamado “inverno amazônico” apresenta características distintas de outras regiões. As pessoas ficam mais aglomeradas, há maior circulação de vírus e a umidade alta também contribui. Isso afeta principalmente os grupos de risco, como idosos e crianças.

Além disso, fatores como mofo e poluição intensificam os problemas respiratórios, atingindo especialmente crianças e idosos. É importante manter as vacinas em dia. Vacinas como a da pneumonia, da influenza e até a do Covid-19 são fundamentais.

A transmissão de doenças respiratórias tende a ser maior devido ao confinamento em ambientes fechados e com pouca ventilação. Por isso, além da vacinação, é necessário adotar medidas preventivas como lavar as mãos frequentemente, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e manter os ambientes bem ventilados.

(Correio de Carajás/Texto colaborativo com James Oliveira. Foto: divulgação).