Caminhões acima de 25 toneladas estão proibidos de seguirem por Tocantinópolis, no extremo norte do Tocantins. A balsa, que liga ao município a Porto Franco (MA), é uma das opções de desvio de rota após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira.
O decreto que proíbe o trânsito pesado pela cidade está publicado no Diário Oficial da última sexta-feira (24). Neste domingo (26), dois caminhões ficaram algumas horas retidos após a travessia Porto Franco/ Tocantinópolis.
Depois de algumas horas de bloqueio, o município, em acordo com a Polícia Militar e a empresa Pipes, liberou os veículos para seguirem viagem via Tocantinópolis. “Houve a liberação dos dois veículos que estavam fora dos critérios e a travessia já está restabelecida. Nós teremos uma reunião com os representantes da Polícia Militar e Ageto para definir o andamento nos próximos dias
O decreto leva em consideração que o aumento do tráfego está deteriorando as ruas da cidade, que não são projetadas para suportar cargas com grande peso.
Apesar da proibição, a ordem não se aplica a veículos destinados ao transporte de produtos essenciais como alimentos, medicamentos, combustíveis e materiais de construção para uso local e veículos utilizados em obras e serviços públicos devidamente autorizados pela Prefeitura Municipal.
(Por Edson Reis, g1 Tocantins. Foto: Divulgação/Prefeitura de Tocantinópolis)