Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Ano letivo de 2025 no Pará inicia com greve dos professores na rede estadual de ensino

O ano letivo de 2025 da rede estadual de ensino no Pará iniciou na segunda-feira (27) com professores em greve. Em algumas escolas, as aulas foram ministradas normalmente, porém manifestações foram registradas em outras unidades de ensino.

Segundo representantes da classe, os profissionais de educação pedem a revogação da chamada Lei do Magistério, que, para eles retrocede direitos garantidos ao longo dos anos, como a criação dos Quadros Suplementares – cargos ocupados por profissionais que não ingressaram no serviço público por concurso público ou de provas e títulos.

“O professor, hoje em dia, não pode adoecer porque perde direitos”, afirma Flávio Mesquita, professor e manifestante de uma das escolas que têm 50% dos profissionais aderindo à causa grevista, percentual esse que foi registrado em outras instituições de ensino da capital.

Para receber os alunos, a Secretaria Estadual de Educação (Seduc) contou com os outros 50% que decidiram seguir com as aulas e ainda convocou outros 2.300 novos professores, que foram chamados no dia 17 de janeiro por meio de um Processo Seletivo Simplificado, de contrato temporário.

“A greve é um direito dos professores assim como estudar é um direito do aluno, então nos organizamos para garantir que os estudantes fossem recebidos e acolhidos neste primeiro dia de aula”, afirmou a dirigente regional de Ensino da Seduc, Geovania Paiva.

(Por g1 Pará — Belém. Foto: Agência Pará)