Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Governo descarta usar aviões da FAB para trazer brasileiros deportados dos EUA

O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou que o Brasil quer que as deportações de brasileiros dos Estados Unidos atendam requisitos mínimos de dignidade. Ele descartou que sejam usados voos da Força Aérea Brasileira (FAB) para esse fim.

No fim de semana, chegou ao Brasil um voo dos EUA com 88 deportados. Eles desembarcaram em Manaus algemados nas mãos e nos pés, o que gerou descontentamento no governo brasileiro. Também reclamaram de falta de ar-condicionado e de uso do banheiro durante o voo realizado pelo governo norte-americano.

Vieira falou com a imprensa após uma reunião no Palácio do Planalto, em que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu ministros, representantes da Força Aérea Brasileira (FAB) e da Polícia Federal para tratar da deportação de cidadãos brasileiros pelos Estados Unidos.

A orientação dentro do governo, no entanto, é não criar atrito com o presidente recém empossado dos EUA, Donald Trump. A gestão Lula não quer se indispor com um país parceiro histórico do Brasil, ainda mais neste início de mandato nos EUA.

O governo planeja que o diálogo com os norte-americanos seja feito em um grupo de trabalho reúna autoridades dos dois países. A ideia é repactuar o entendimento de quais procedimentos serão aplicados nas deportações.

(Por Pedro Henrique Gomes, g1 — Brasília. Foto: GloboNews/Reprodução)