Domingo, 13 de abril de 2025
Redenção

Após dias de tensão, EUA, Canadá e México adiam tarifas por um mês

Após dias de tensão, vaias ao hino americano e acusações mútuas, os governos dos EUA, Canadá e México fecharam acordos para evitar as tarifas comerciais que poderiam abalar a economia global. As taxas entrariam em vigor à meia-noite desta terça-feira (4), mas foram suspensas por 30 dias, até que um acordo definitivo seja atingido.

Na manhã desta segunda-feira (3), o governo do México anunciou que, após uma conversa entre os presidentes Donald Trump e Claudia Sheinbaum, um acordo foi estabelecido para pausar a aplicação de tarifas contra produtos mexicanos.

Horas depois, foi a vez de um acordo ser anunciado entre Trump e o primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau. “Acabei de ter uma boa ligação com o presidente Trump. O Canadá está implementando nosso plano de fronteira de US$ 1,3 bilhão – reforçando a fronteira com novos helicópteros, tecnologia e pessoal, coordenação aprimorada com nossos parceiros americanos e recursos aumentados para interromper o fluxo de fentanil. Quase 10.000 funcionários da linha de frente estão e estarão trabalhando na proteção da fronteira”, escreveu o canadense.

Em ambos os casos, a exigência dos EUA foi a de colocação de 20 mil homens na fronteira entre os países. 10 mil por parte do México e outros 10 mil pelos canadenses. Ao comentar o acordo com canadenses e mexicanos, Donald Trump diz estar “muito satisfeito”.

(Jamil Chade/Colunista do UOL, em Nova York. Foto: reprodução)