Sábado, 12 de abril de 2025
Redenção

Libertadores da América começa hoje

A 66ª edição da Copa Libertadores da América começa nesta noite (às 21h30, no horário de Brasília), em Maturín, cidade com cerca de 400 mil habitantes localizada no interior da Venezuela.

É lá que se enfrentam Monagas e Defensor Sporting, dois dos seis times que participam do primeiro confronto eliminatório da fase preliminar do prestigiado torneio sul-americano. O início dos mata-matas entre Nacional (PAR) x Alianza Lima e Blooming x El Nacional está previsto para amanhã e quinta-feira, respectivamente.

No total, 19 times participam dessa etapa costumeiramente chamada de pré-Libertadores, que é dividida em três rodadas de mata-matas e define os donos das últimas quatro vagas na fase de grupos.

E os brasileiros?

Bahia e Corinthians serão os representantes brasileiros na fase preliminar do torneio continental. Eles entram direto na segunda rodada e, portanto, fazem suas estreias daqui a duas semanas.

A equipe do Grupo City será a primeira a pisar em campo. Ela enfrenta o The Strongest, em La Paz, na Bolívia, em 18 de fevereiro, uma terça-feira. No dia seguinte, os paulistas visitam a venezuelana Universidad Central, de Caracas.

Os outros seis times brasileiros classificados para esta Libertadores não terão de passar pelas preliminares e estrearão junto com a fase de grupos, programada para começar em 1º de abril.

No sorteio dos grupos, marcado para 19 de março, logo após o fim dos confrontos da fase preliminar, Botafogo, Palmeiras, Flamengo e São Paulo serão cabeças de chave, o Internacional estará no pote 2 e o Fortaleza, no 3. Bahia e Corinthians, caso se classifiquem, ficarão no último pote.

A Libertadores-2025 pode entrar para a história como a edição em que o Brasil, enfim, alcançou o recorde de títulos da Argentina na competição.

O Botafogo é o atual campeão da Libertadores. Nas últimas cinco edições, a taça ficou com times brasileiros. Além do Tricolor carioca (2023), Flamengo (2019 e 2022) e Palmeiras (2020 e 2021) venceram a competição continental.

(Rafael ReisColunista do UOL. Foto: divulgação/redes sociais)