O Papa Francisco, 88 anos, teve “dificuldades respiratórias” devido à bronquite, no domingo (9). Por isso, ele precisou delegar a leitura de um discurso na Santa Missa do Jubileu das Forças Armadas, polícia e agentes de segurança a um assessor.
Depois de passar o discurso a um assessor durante a homilia, o Papa retomou a leitura para a oração mais curta do Angelus, onde rezou pela paz em diversas zonas de conflito ao redor do mundo.
“E agora peço um pouco de desculpas e peço que outro sacerdote continue lendo por causa das minhas dificuldades respiratórias”, disse Francisco.
O Papa Francisco realizará reuniões em sua casa no Vaticano nos próximos dois dias porque está com bronquite, informou a Santa Sé.
Em sua audiência semanal na quarta-feira (5), o chefe da Igreja Católica pediu a um assistente que lesse seu catecismo porque estava com um “resfriado forte” que dificultava sua “fala”.
Francisco, que teve parte de um de seus pulmões removido quando era jovem, foi hospitalizado por três noites em 2023 com bronquite, e se recuperou com antibióticos.
O pontífice argentino, que assumiu o cargo em 2013, sofreu vários problemas de saúde nos últimos anos, levando-o a adiar passeios ou descansar por alguns dias por causa de dores no joelho e no quadril. Há três semanas, ele teve que imobilizar o braço após uma queda. Em junho de 2023, foi submetido a uma cirurgia de hérnia abdominal.
(Por Redação g1. Foto: Alberto PIZZOLI / AFP)