Domingo, 13 de abril de 2025
Redenção

Trump e Musk demitem quase 10 mil servidores federais em uma semana

A campanha do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e de seu conselheiro Elon Musk para reduzir radicalmente a burocracia dos EUA se intensificou na sexta-feira (14). Milhares de trabalhadores responsáveis por tarefas que vão desde a segurança do arsenal nuclear do país até o atendimento a veteranos militares foram demitidos.

Em uma semana, segundo estimativas da imprensa americana, quase 10 mil servidores foram desligados. Apenas no Departamento de Energia, entre 1.200 e 2.000 funcionários foram demitidos, incluindo centenas do escritório que supervisiona o estoque nuclear, disseram fontes à Reuters.

Outros 2.300 funcionários foram cortados do Departamento do Interior, que administra terras públicas — incluindo mais de 60 parques nacionais — além dos programas de concessão de petróleo e gás, segundo fontes.

Já a Agência de Proteção Ambiental demitiu 388 servidores. Um número desconhecido de funcionários do Departamento de Agricultura também foi desligado.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) perderão quase 1.300 trabalhadores em breve, cerca de um décimo de sua equipe, informou a Associated Press. Também há a expectativa de reduções de trabalhadores nas embaixadas americanas.

As demissões se somam a cortes já realizados em departamentos como Assuntos de Veteranos, Educação e a Administração de Pequenas Empresas.

(Por Reuters. Foto: REUTERS/Kevin Lamarque)