Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Câmara discute nos bastidores emendas e anistia do 8 de janeiro

Nestes primeiros dias do ano Legislativo, o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), decidiu votar projetos de consenso e sem polêmica. É a chamada pauta “light”. Mas essa atitude não mostra o que realmente importa para os deputados e está sendo discutido nos bastidores: liberação das emendas parlamentares nos moldes defendidos pelo Congresso; comando dos ministérios; disputa pelas comissões temáticas na Câmara; e anistia aos golpistas do 8 de janeiro.

Esses temas devem aparecer nas discussões públicas depois do Carnaval, segundo líderes partidários. Até lá, o ritmo do Congresso seguirá morno.

O Orçamento deveria ter sido votado no final do ano passado, mas os parlamentares estavam (e continuam) insatisfeitos com o ritmo de liberação das emendas, o que travou o acordo para a análise do projeto.

Líderes da oposição e mesmo da base governista afirmam que não há disposição em suas bancadas partidárias para tratar de projetos de maior impacto enquanto não ficar claro como será o ritmo de pagamento de emendas.

Neste início de ano, mais um ingrediente entrou na conta para a votação do Orçamento: a reforma ministerial do governo Lula, que promete abrir mais espaço para partidos de centro na Esplanada, mas que ainda não saiu do papel.

(Por Luiz Felipe Barbiéri, Paloma Rodrigues, g1 e TV Globo — Brasília. Foto: Roque de Sá/Agência Senado)