A mais recente pesquisa da Quaest, divulgada nesta quarta-feira (26) pela Genial Investimentos, revelou que a desaprovação do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ultrapassou 60% em importantes estados do Brasil. Em São Paulo, a desaprovação chegou a 69%, no Rio de Janeiro a 64% e em Minas Gerais, 63%. Na Bahia (51%) e em Pernambuco (50%), a reprovação também superou a aprovação pela primeira vez desde o início da atual gestão.
📊 Destaques da pesquisa:
São Paulo: Desaprovação subiu para 69%, enquanto a aprovação caiu para 59%.
Rio de Janeiro: Desaprovação em 64%, aprovação em 35%.
Minas Gerais: Desaprovação de 63%, aprovação de 35%.
Bahia: Desaprovação alcançou 51%, aprovação caiu para 47%.
Pernambuco: Desaprovação em 50%, aprovação em 49%.
Paraná: Desaprovação subiu para 68%, aprovação em 30%.
Rio Grande do Sul: Desaprovação em 66%, aprovação em 33%.
Goiás: Desaprovação chegou a 70%, aprovação em 28%.
🗳 Projeção para 2026:
A pesquisa também avaliou cenários eleitorais para as eleições presidenciais de 2026, simulando disputas de segundo turno. Lula vence Jair Bolsonaro (PL) na Bahia e em Pernambuco, enquanto Bolsonaro leva vantagem em Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Quando o adversário é Tarcísio de Freitas (Republicanos), Lula vence na Bahia, Pernambuco e Rio de Janeiro, mas perde em Goiás, Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.
A Quaest ainda testou cenários contra outros nomes, como Ronaldo Caiado (União Brasil), Romeu Zema (Novo), o cantor sertanejo Gusttavo Lima e o coach Pablo Marçal (PRTB).
📈 Margem de erro:
A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos em São Paulo e de 3 pontos nos demais estados pesquisados.