Famílias de agricultores ficaram isoladas depois de fortes chuvas na zona rural de Anapu, no sudoeste do Pará, nesta semana. Chove intensamente no município há cerca de cinco dias, e os transtornos afetam a trafegabilidade de ao menos seis estradas vicinais em situação precária, por conta do lamaçal. Moradores pedem ajuda ao poder público.
Houve ainda o transbordamento de igarapés, o que dificultou ainda mais a passagem da população que precisa ir até o centro da cidade. Na vicinal do Santana, por exemplo, a estrada está quase submersa.
A maior preocupação das famílias que vivem na área é que o volume de águas do igarapé aumente ainda mais nos próximos dias. Mas, mesmo com o alagamento, os veículos se arriscam a passar no aterro que foi feito a menos de dois meses.
Já na vicinal Três Barracas, na divisa de Anapu com Pacajá, o transbordamento do rio Pirassiguara foi total. O único jeito de fazer a travessia é em uma pequena embarcação. De acordo com moradores, cerca de 300 famílias estariam isoladas nesta área.
(Por Cristiane Prado, TV Liberal e g1 Pará — Belém. Foto: Reprodução / Redes sociais)