Domingo, 13 de abril de 2025
Redenção

Garimpeiro de Itaituba reencontra família em São Paulo após 40 anos

Emocionante, feliz e com muito choro. Assim foi o reencontro do garimpeiro Vanderley Barreto de Souza, de 58 anos de idade, com seus familiares no aeroporto de Guarulhos (SP) na noite de domingo, 2 de fevereiro. Ele desapareceu do convívio da família há cerca de 40 anos e estava morando numa comunidade garimpeira no interior do Pará.

“Nossa, como você está parecendo demais com o nosso pai. É a cara dele”, disse a irmã Odete. Em seguida, dona Odete apresentou para ele a filha dela, Marina, a outra irmã dele, Anazélia Barreto, e o esposo dela, Ivan.

Ontem, segunda-feira (3), Vanderley reencontrou os demais irmãos em São Paulo.

A VIAGEM

Com o apoio do consultor e auditor de empresas, atualmente aposentado, Odilon Neto Dantas Cordeiro, da Loja Maçônica Obreiros do Crepuri 4868, Distrito Crepuzirão, em Itaituba-PA, e de outros irmãos maçons, Vanderley embarcou no sábado (1º) às 10h numa lancha em Itaituba e seguiu para Santarém (PA), onde chegou no final do dia. De lá, foi levado para um hotel, onde descansou e domingo (2) às 13h30 embarcou para Guarulhos (SP). O voo fez conexões e ele desembarcou em Guarulhos por volta de 22h deste domingo. O grupo de maçons deu todo suporte de passagens, hospedagem, alimentação e mais recurso para que o Vanderley possa comprar a medicação necessária para o seu tratamento ainda por algumas semanas.

Vanderley passará a morar na casa da irmã mais velha, dona Odete Barreto. Já em casa, nesta segunda-feira, a família gravou um vídeo de agradecimento. Chorando, Vanderley agradeceu a mim, por localizar sua família; Seu Odilon, por ter divulgado a mensagem dele nos grupos de WhatsApp e por ter conseguido recursos com o apoio de amigos para comprar as passagens – de lancha e de avião – para que ele deixasse Itaituba (PA), rumo a Santarém (PA), e, posteriormente, São Paulo. Agradeceu a todos que ajudaram nesse trabalho solidário de localização de seus parentes.

A BUSCA

O consultor Odilon Dantas divulgou em grupos de WhatsApp da Maçonaria a foto do Vanderley com a mensagem dizendo que o garimpeiro queria localizar parentes em Imperatriz-MA, após receber o pedido de um amigo-irmão maçom, Francivalber, Sargento da reserva da Polícia Militar do Pará. A mensagem foi compartilhada em diversos grupos de maçons no Pará e no Maranhão e outros estados. O maçom e meu amigo particular, Alair Miranda, publicou a mensagem em grupos de WhatsApp de Imperatriz e me pediu apoio para localizar a família do Vanderley. Entrei em ação e deu tudo certo.

(Por Lima Rodrigues, de Imperatriz – MA. Foto: divulgação)