Quarta-feira, 16 de abril de 2025
Redenção

Lula fará primeira visita do mandato a um assentamento do MST

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) programou para esta sexta-feira (7/3) a primeira visita de seu mandato a um acampamento do Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST). Ele vai visitar o Quilombo Campo Grande, que fica na cidade de Campo do Meio, Minas Gerais, e anunciará uma série de medidas voltadas para os sem terra e agricultores familiares.

Dentre os atos esperados estão o assentamento de 12 mil famílias, além do lançamento de novas políticas de crédito para os produtores.

A visita ocorre em meio a críticas do MST ao governo, pela falta de ações em prol da reforma agrária. Em janeiro, a organização divulgou uma carta aberta criticando a “paralisação” da reforma, apesar das promessas de campanha de Lula – o MST foi um dos movimentos sociais mais atuantes durante o período eleitoral de 2022.

O Quilombo Campo Grande, onde ocorrerá o ato, reúne mais de 459 famílias, no terreno da antiga Usina Ariadnópolis, de álcool e açúcar. A empresa faliu nos anos 90, e os trabalhadores ocuparam o local. Após 11 tentativas de despejo, incluindo uma encampada pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema, durante a pandemia.

(Correio Brasiliense/Victor Correia. Foto: Ricardo Stuckert)