Domingo, 13 de abril de 2025
Redenção

Mangueirão completa 47 anos de história e se consolida como palco de grandes eventos

O Estádio Olímpico do Pará – Jornalista Edgar Proença, o Mangueirão, comemora 47 anos de história, emoção e paixão pelo esporte na terça-feira (4). Projetado pelo arquiteto paraense Alcyr Meira em 1969, o estádio foi inaugurado em 4 de março de 1978.

Inicialmente chamado de “Bandola” devido à sua arquibancada incompleta, o Mangueirão passou por diversas transformações até se tornar uma das principais arenas multiuso do Brasil. A mais recente reforma, realizada entre 2021 e 2023 pelo Governo do Pará, modernizou o estádio para os padrões da FIFA, consolidando-o como palco de grandes eventos esportivos e culturais nacionais e internacionais.

O Mangueirão foi apresentado ao público paraense em 1978, na partida inaugural entre uma seleção local, formada por jogadores de Remo, Tuna Luso e Paysandu, e a seleção do Uruguai. O time paraense venceu por 4 a 0, e o primeiro gol da história do estádio foi marcado por Raimundo “Mesquita”, então jogador do Clube do Remo e hoje engenheiro agrônomo responsável pelo gramado da arena.

(Por Jessé Lima Melo/SEEL. Foto: Alexandre Costa / Ag. Pará)