Sábado, 12 de abril de 2025
Redenção

Famílias ligadas à FETAGRI montam acampamento à margem da PA-279 em Ourilândia

Por volta das 11h: 30 de ontem, domingo, a Policia Militar foi informada de que várias pessoas estariam reunidas na margem da PA-279, a cerca de 6 km do rio Caeteté, no município de Ourilândia.

Quando os militares chegaram ao local, mantiveram contato com os senhores Paulo, Geovane e Marcos, indicados como possíveis líderes do movimento, e informaram que estavam no local somente para montar um acampamento com o objetivo de aguardar um responsável do INCRA de Marabá.

Segundo eles, o INCRA irá realizar um cadastro das famílias presentes no local para futuramente se deslocarem para uma área próxima à Vale, que segundo Paulo a área não possui documentação e que uma pessoa do INCRA havia repassado a informação.

Os líderes informaram que cerca de 400 famílias vinculadas à FETAGRI (FEDERAÇÃO DO TRABALHADORES RURAIS, AGRICULTORES E AGRICULTORAS E FAMILIARES DO ESTADO DO PARÁ), estão inicialmente divididas em dois acampamentos na área.

O primeiro acampamento fica na margem do Rio Caeteté, onde estão algumas mulheres e crianças, já o segundo, localizado onde está sendo construídos os barracões.

As famílias pretendem permanecer no local pelo período de 3 meses, tempo em que irão realizar todos os cadastros das famílias e liberação para deslocamento e tomarem posse da terra.

(Blog do Luiz Pereira/Com PM e colaboração do repórter Juscelino Show de Tucumã)