Domingo, 13 de abril de 2025
Redenção

Paciente que teve transferência negada no Hospital Municipal de Marabá perde a vida

Mirian Saraiva Kokaktyire, de 30 anos, morreu na madrugada de domingo (9). Ela estava internada com traumatismo craniano na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Municipal de Marabá (HMM) e depois do Hospital Regional (HRSP), em decorrência de um acidente de motocicleta.

A situação dela deu o que falar na cidade ao longo da semana, depois que a família conseguiu liberação de leito para ela no Hospital Regional e insistiu na transferência, mas o HMM não permitiu. Até aquele momento ela estava numa UCE e só então conseguiu leito na UTI do próprio Municipal.

O esposo de Mirian, David Kakoktyire, em entrevista, já havia previsto que apenas mantê-la em UTI não garantiria a sua sobrevivência, pois somente o Regional teria o tipo de profissionais e especialistas que poderiam atuar de forma eficaz para reverter o quadro grave. A família estava disposta a assumir os riscos da transferência.

A paciente só foi efetivamente transferida para o Hospital Regional no sábado, dia 9, segundo um familiar. Mas, domingo ela não resistiu.

(Correio de Carajás/Com apoio de Josseli Carvalho. Foto: divulgação)