Sábado, 12 de abril de 2025
Redenção

Belém recebe Totem de atendimento exclusivo para denúncias de violência contra a mulher

Belém recebeu um totem exclusivo para atendimento de mulheres vítimas de violência. O dispositivo foi instalado em uma sala no Hospital Público da Mulher, na avenida Gentil Bittencourt, bairro de São Brás, com o objetivo de proporcionar um atendimento autônomo e seguro às vítimas.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Pará (Segup), o equipamento é o primeiro do Brasil e uma forma física da delegacia virtual e foi desenvolvido para oferecer atendimento, orientação e encaminhamento às mulheres vítimas de violência.

Além do autoatendimento, o equipamento também conta com o novo canal 197. O canal é especialmente dedicado ao suporte de vítimas de violência, com intuito de auxiliá-las em casos de agressão e a solicitar medidas protetivas junto à segurança pública.

Em um ano de ativação, a delegacia virtual da mulher já registrou 3.965 ocorrências, dessas 584 foram formalizadas e 357 solicitaram medidas protetivas, o que representa 61% dos atendimentos. A delegacia registrou ainda um total de 7.263 acessos ao formulário de ocorrências

Como funciona o totem

O totem de autoatendimento conta com diversas ferramentas de apoio, incluindo a opção de registrar ocorrência por meio de um link direto para a Delegacia Virtual de Atendimento à Mulher.

Além disso, oferece um chatbot, no qual a vítima pode se comunicar com um atendente virtual para esclarecimentos, tirar dúvidas e até receber atendimento. De acordo com a Segup, parentes e amigos da vítima também podem realizar a denúncia.

Caso não queira realizar o atendimento virtual, a vítima ou a pessoa que estiver denunciando pode realizar a denúncia através do novo Canal 197 e falar diretamente com o atendente.

(Por Thaís Neves, g1 Pará — Belém. Foto: Divulgação)