Sábado, 12 de abril de 2025
Redenção

Suspensão de viagens na ferrovia Carajás segue até sexta e afeta 4.400 pessoas

A Vale informou que, nesta quinta-feira (13), que segue interditada a Ferrovia Carajás, que realiza viagens de trem de São Luís, no Maranhão, até Parauapebas, no Pará. Cerca de quatro mil passageiros foram afetados, segundo a empresa.

As viagens estão suspensas desde o último domingo (10), devido a um protesto de indígenas da etnia Gavião, da Terra Indígena Mãe Maria, no estado do Pará. A manifestação resultou na interdição da ferrovia, impedindo a circulação do transporte de passageiros e de minério de ferro.

De acordo com os manifestantes, a mineradora Vale ultrapassou os limites de atuação na área e invadiu cerca de 500 metros que pertence à TI. De acordo com os indígenas, a interdição continua enquanto não houver uma solução definitiva entre o grupo e a empresa. A empresa diz que está cumprindo os acordos com as comunidades.

O trem que partiria da estação do Anjo da Guarda, em São Luís, com destino a Parauapebas, no Pará, está parado e as viagens programadas para sexta-feira (14) também não irão acontecer. Nesse caso, o passageiro deve seguir alguns passos para pedir reembolso.

A Ferrovia Carajás transporta, em média, 1.500 passageiros por viagem entre os estados do Maranhão e Pará.

(Por g1 MA — São Luís. Foto: divulgação/redes sociais)