Sábado, 12 de abril de 2025
Redenção

Policiais disfarçados prendem 13 pessoas por tentativa de fraude em concurso público no Pará

Policiais civis disfarçados de fiscais prenderam 13 pessoas em flagrante durante a realização de um concurso público estadual em Belém e Castanhal, neste domingo (16). Elas devem responder por tentativa de fraude e associação criminosa.

Segundo a corporação, entre os detidos, estavam candidatos que foram flagrados com minicelulares e relógios digitais escondidos de forma estratégica nas roupas, partes íntimas e calçados. Os aparelhos foram apreendidos.

A operação “Gabarito Final” foi realizada em locais onde as provas foram aplicadas. Em Belém, as prisões ocorreram nos bairros Marco, Umarizal e Val de Cans.

De acordo com a corporação, o esquema criminoso envolvia professores especialistas que se inscreviam em concursos, realizavam as provas e, em seguida, transmitiam as respostas para os candidatos envolvidos no esquema.

O delegado-geral Walter Resende detalhou que o grupo já havia tentado fraudar outros concursos públicos no Pará e que a organização tinha um núcleo em Abaetetuba, no nordeste do esado, de onde operava em várias cidades paraenses.

Os criminosos cobravam, segundo as investigações, valores de até R$ 10 mil de cada candidato em troca do gabarito das provas.

Durante a operação, além dos minicelulares que dificultavam a detecção por equipamentos de segurança, também foram apreendidos celulares pessoais e relógios digitais utilizados no crime.

(Por g1 Pará — Belém. Foto: PC PA)