O Congresso Nacional antecipou para esta quinta-feira (20) a votação da proposta orçamentária para 2025. O texto, que define as receitas e despesas do governo, deveria ter sido votado em 2024, mas foi adiado devido a questões políticas envolvendo os Três Poderes, como o impasse das emendas parlamentares, resolvido na última semana.
Antes da votação em plenário, a proposta será analisada pela Comissão Mista de Orçamento (CMO). O relator do texto, senador Angelo Coronel (PSD-BA), será responsável pela leitura final do relatório.
Inicialmente, a votação na CMO estava prevista para a quarta-feira (19), mas foi adiada novamente a pedido do Poder Executivo, que solicitou ajustes no texto. Entre as mudanças, destaca-se o remanejamento de recursos para o programa Auxílio Gás.
A pressão para a aprovação do Orçamento ainda nesta semana é grande, pois os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), acompanharão o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em uma viagem oficial ao Japão no sábado (22). Caso a matéria não seja aprovada até sexta-feira (21), a votação ficará para abril, podendo impactar o andamento de outras pautas no Congresso.
Fonte: SBT News