O Pará pode ganhar uma nova iniciativa sustentável inspirada na produção de couro de peixes amazônicos, entre eles o pirarucu. Em visita à empresa Yara Couro da Amazônia, na cidade de Macapá (AP), uma comitiva da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) conheceu o processo de fabricação de bolsas e acessórios a partir da pele dos peixes amazônicos. A experiência pode resultar em uma política pública voltada à bioeconomia no estado.
Raul Protázio Romão, titular da Semas, explicou que a iniciativa pode resultar em políticas públicas no Pará, por meio dos Acordos de Pesca. “Concluímos aqui na Yara Couro da Amazônia uma série de agendas importantes para o Estado do Pará. Conhecemos toda a produção de bolsas e acessórios que essa empresa faz a partir da pele do pirarucu, uma experiência que pode resultar em uma política pública no nosso estado, em uma frente de trabalho que vem sendo conduzida por meio da política de Acordos de Pesca”, afirmou Romão.
Além da visita à Yara Couro da Amazônia, a comitiva participou do Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal. No encontro, os avanços do Pará na regularização ambiental foram ressaltados.
(Agência Pará/ Por Igor Nascimento –SEMAS. Foto: Igor Nascimento – Ascom Semas)