A ex-nadadora de Zimbábue, Kirsty Coventry, entrou para a história ao ser eleita a primeira mulher a assumir a presidência do Comitê Olímpico Internacional (COI). A escolha ocorreu na quinta-feira, (20), durante a 144ª Sessão da entidade, realizada em Costa Navarino, na Grécia, onde ela sucede o alemão Thomas Bach.
Com uma impressionante carreira como atleta, Coventry é bicampeã olímpica e detém um total de sete medalhas. Aos 41 anos, ela se destacou entre os sete candidatos ao cargo e garantiu a vitória no primeiro turno da votação com uma maioria absoluta. Além de sua posição como presidente, ela também se torna a primeira africana a liderar o COI.
Durante o anúncio de sua sucessão, Thomas Bach revelou que deixará oficialmente seu posto no dia 23 de junho, após um mandato de 12 anos à frente da organização. “Este é um momento extraordinário. Quando eu era uma menina de nove anos, nunca poderia imaginar que estaria um dia aqui para contribuir com este nosso incrível movimento”, expressou Coventry ao celebrar sua vitória.
(Diário de SP/Gabriela Thier. Foto: Reprodção / X / @timebrasil)