Sexta-feira, 4 de abril de 2025
Redenção

Entulho ocupa calçada e até espaço de ciclistas em Belém

Em várias áreas de Belém, mesmo nos bairros centrais, há acúmulo de resíduos sólidos. É basicamente entulho, mas as pessoas aproveitam para também descartar lixo domiciliar. Além de deixar a cidade feia, e também representar uma espécie de poluição visual, essa sujeira atrai bichos e pode contribuir para a ocorrência de doenças.

Muitos resíduos são jogados em vias movimentadas, como é o caso da rua Domingos Marreiros, na esquina com a travessa 3 de Maio, no bairro de Fátima. Nesse ponto, às margens do canal, havia muitos resíduos na manhã de terça-feira (1º). Esses materiais ocupam parte da rua. E dificultam, principalmente, a circulação de pedestres e ciclistas. E, como é grande o fluxo de automóveis e motos nessa área, os pedestres precisam andar por esse trecho com muito cuidado, pois o risco de acidentes é grande.

Os carroceiros – pessoas que, em troca de uma certa importância em dinheiro, recolhem os entulhos das residências e jogam os resíduos na via pública, principalmente às margens dos canais.

(Dilson Pimentel. Foto: Carmem Helena/O Liberal)