O piloto Igor Alves, de 28 anos, foi encontrado com vida neste sábado (5), após passar cinco dias desaparecido na Terra Indígena Yanomami, em Roraima. Ele fazia um voo quando o avião desapareceu. A informação de que Igor está bem foi confirmada pela esposa e pelo Corpo de Bombeiros.
Segundo a esposa, Igor foi encontrado por garimpeiros. A Força Aérea Brasileira (FAB) chegou a fazer buscas por ele, mas suspendeu temporariamente por entender que no local onde o avião foi avistado não havia “indícios ou vestígios do piloto”. O avião em que ele estava foi encontrado destruído na floresta, mas ainda não se sabe o que ocorreu.
Em um vídeo que circula nas redes sociais, Igor aparece em uma canoa com cinco homens, enquanto come biscoito: “o rapaz está bem, tá com vida”, afirma um deles, enquanto filma o piloto.
“Ei, valeu, rapaziada. Meu Deus do céu…”, diz Igor, visivelmente emocionado.
Desaparecido por cinco dias
Igor Alves pilotava Cessna 182 Skylane, avião de pequeno porte, quando sumiu no dia 31 de março. A esposa não sabe qual seria o destino final do voo. No mesmo dia, a FAB iniciou as buscas. O avião em que ele estava foi encontrado destruído na floresta.
A FAB decidiu suspender as buscas temporariamente no dia terceiro dia de trabalho, por não haver “novos indícios sobre a aeronave”. No entanto, a família contestou a postura da Aeronáutica e cobrou a retomada das atividades. Neste sábado, ele foi encontrado por garimpeiros.
Como o avião havia sido encontrado e Igor não estava no local, a esposa acreditava que ele havia saído em busca de ajuda pela floresta. “A suspeita é que ele saiu com GPS e com Starlink para, sei lá, ir atrás de água ou de comida. Lá, onde o avião foi visto, a 2 km, tem um igarapé. Em seguida, falam que não [que não foi visto avião] e que iam encerrar as buscas”, disse ela, ao cobrar que a FAB retomasse o trabalho.
(Por Redação g1 RR — Boa Vista. — Foto: Reprodução)