Terça-feira, 15 de abril de 2025
Redenção

Rádio lidera confiança entre os meios de comunicação, aponta pesquisa

Uma pesquisa sobre credibilidade da mídia no Brasil revelou que o rádio é o meio de comunicação mais confiável para a população. O levantamento, conduzido pela agência de inteligência de dados Ponto Map em parceria com a V-Tracker, apontou que 81% dos entrevistados consideram o rádio uma fonte confiável de informação, superando outros meios tradicionais como TV fechada (75%) e mídia impressa (68%).

Segundo Marília Stabile, presidente do conselho da Ponto Map, essa confiança se deve ao fato de o rádio ser um meio democrático, acessível em qualquer lugar do país e que pode ser consumido enquanto se realizam outras atividades.

Apesar da liderança em credibilidade, o rádio tem uma taxa de acesso menor em relação a outros meios: 47% dos entrevistados afirmam recorrer a ele com frequência. Por outro lado, as redes sociais, que são a principal fonte de informação para os brasileiros, possuem um índice de confiança menor (41%), ainda que sejam acessadas por 74% da população. Para Stabile, o excesso de informação nas redes sociais tem levado as pessoas a buscar fontes mais confiáveis.

“Os conteúdos publicados nos meios tradicionais passam por verificação e responsabilidade editorial, o que contribui para a reputação e credibilidade desses veículos”, explica.

O estudo também identificou os principais fatores que influenciam a confiança do público na mídia. O uso de fontes confiáveis (51%) é o critério mais valorizado, seguido por apresentação clara de dados (35%), qualidade do conteúdo (32%), profissionalismo dos jornalistas (31%) e reputação e tradição do veículo (21%). Em contrapartida, a falta de fontes (44%), títulos sensacionalistas (36%) e viés ideológico percebido (31%) são os principais motivos de desconfiança.

(Por Jovem Pan. Foto: Freepik/redes sociais)