Sexta-feira, 18 de abril de 2025
Redenção

Pará utiliza tecnologias durante visitas nos presídios e evita constrangimentos

Neste mês de abril, o STF proibiu revistas humilhantes em presídios, tornando obrigatória a implantação de tecnologias em substituição às revistas íntimas vexatórias em presídios. O Pará já adota a medida, desde o ano de 2019, o que assegura respeito e eficiência, sem a necessidade de exposição dos visitantes.

A modernização do sistema penal no Pará se intensificou com a criação da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap), responsável pela gestão do sistema prisional. A Seap adotou o Body Scan, que funciona como um raio-X para inspecionar o corpo sem qualquer contato físico.

O equipamento eletrônico permite a identificação no acesso às unidades prisionais de objetos ocultos junto ao corpo, sob as roupas ou até mesmo inseridos no organismo. É possível a detecção de armas, entorpecentes, entre outros materiais ilícitos no acesso às unidades prisionais.

O governo estadual faz uso também do scanner de bagagem, equipamento utilizado na inspeção do conteúdo das bagagens com detalhamento de todos os itens.

(Agência Pará/Márcio Sousa / Ascom Seap. Foto: Divulgação / Ag. Pará)