Sábado, 19 de abril de 2025
Redenção

Microdoses de cogumelos ‘alucinógenos’ são aposta contra depressão

A microdosagem está ganhando popularidade entre uma nova geração de pessoas em busca de bem-estar. Esses autoexperimentadores consomem quantidades muito pequenas de cogumelos com psilocibina ou LSD na tentativa de aliviar sintomas de ansiedade, estresse e depressão.

Não se trata de uma viagem psicodélica completa — nem de perto. Se houver visões, não é uma microdose. Quem pratica a microdosagem não a faz diariamente, mas em pequenas doses intermitentes, seguindo um cronograma ou conforme sente que pode ser benéfico.

Um pequeno estudo sugere que quaisquer benefícios psicológicos podem estar ligados às expectativas dos usuários — o chamado efeito placebo. Mas a ciência ainda é recente, e novas pesquisas estão em andamento.

Embora essas substâncias sejam ilegais na maioria dos países, uma onda de estudos científicos sobre os possíveis benefícios de experiências psicodélicas supervisionadas levou estados como Oregon e Colorado, nos Estados Unidos, a legalizarem a terapia com psicodélicos.

O que relatam os usuários de microdosagem?

“Comecei a microdosar e, em poucos meses, tive uma sensação geral de bem-estar que não sentia há muito tempo”, disse Matt Metzger, veterano do Corpo de Fuzileiros Navais.

Ele cultiva seus próprios cogumelos em Olympia, Washington, onde a psilocibina foi descriminalizada. Segundo ele, tomar pequenas doses o ajuda a lidar com o transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

(Por Redação g1. Foto: AP/Lindsey Wasson)