Um novo exame anual será realizado pelo governo federal para avaliar a qualidade dos cursos de medicina no Brasil. A mesma prova também poderá ser utilizada por quem quiser tentar vagas de residência médica.
O Ministério da Educação (MEC) afirma que o novo Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed) terá como objetivos: avaliar a qualidade da formação médica oferecida por cerca de 300 cursos de medicina em 200 municípios do Brasil; ajudar na seleção de alunos para cursos de residência médica por meio do Exame Nacional de Residência Médica (Enare), na modalidade acesso direto.
A estimativa é que participem 42 mil estudantes concluintes, além de médicos já formados que desejarem tentar vagas por meio do Enare (atualmente o Enare é a porta de entrada para 1/4 de todas as vagas de residência no país).
O cronograma prevê que a prova seja aplicada ainda em outubro deste ano e que os resultados estejam disponíveis no início de dezembro.
O Enamed vai utilizar matriz de referência e instrumentos de avaliação teórica desenvolvida pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Como será a prova?
A prova vai ser elaborada considerando as Diretrizes Curriculares Nacionais dos cursos de Medicina, tendo matriz de referência e instrumentos de avaliação teórica desenvolvidos pelo Inep.
O Enamed terá 100 questões objetivas de múltipla escolha nas áreas:
Clínica Médica
Cirurgia Geral
Ginecologia e obstetrícia
Pediatria
Medicina da Família e Comunidade
Saúde Mental
Saúde Coletiva
Datas de inscrição
As inscrições de alunos concluintes serão feitas pelas instituições de ensino, via Enade, entre maio e junho.
(Por Redação g1. Foto: Comunicação UNIFAGOC/Divulgação)