Na manhã de quinta-feira (24), a Polícia Federal deflagrou a Operação Alquimia, com o objetivo de combater garimpos ilegais de ouro na zona rural do município de Rio Maria, no sul do Pará.
Segundo a Polícia Federal, a operação resultou na apreensão de 12 retroescavadeiras utilizadas na lavra irregular, dois quilos de mercúrio e duas caminhonetes. Os prejuízos socioambientais, somados ao valor estimado do minério extraído de forma ilegal, podem alcançar até R$ 800 milhões.
A Polícia Federal informou que “Foram constatados dois pontos de garimpos ativos na extração de ouro, ambos próximos à BR-155, entre os municípios de Rio Maria e Xinguara, no sul do Pará.
A extensão da área degradada pela atividade minerária ilegal corresponde a aproximadamente 240 campos de futebol. As investigações apontam que, nesse local, podem ter sido extraídos de forma clandestina cerca de 440 quilos de ouro.”
As investigações continuam com o objetivo de identificar todos os envolvidos na exploração das áreas, bem como os compradores do minério extraído de forma clandestina.
(Fonte e Foto da Polícia Federal)