O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou o ataque feito pela Rússia a Kiev, na Ucrânia, nesta quinta-feira (24). O bombardeio, segundo o governo ucraniano, foi um dos piores desde o início da guerra à capital ucraniana e deixou nove mortos.
Em mensagem direta ao presidente russo, Vladimir Putin, Trump disse que o ataque foi “desnecessário” e acontece em um “momento ruim”, em que os dois lados tentam um cessar-fogo com a intermediação dos EUA.
“Eu não estou feliz com os ataques russos a Kiev. Desnecessários e em um momento ruim. Vladimir (Putin), PARE! 5.000 soldados estão morrendo por semana. Vamos fechar o acordo de paz!”, escreveu o presidente norte-americano.
O ataque com mísseis e drones realizado pela Rússia atingiu Kiev durante a madrugada desta quinta. Segundo as autoridades locais, além das 12 mortes, mais de 60 pessoas ficaram feridas. Há crianças entre as vítimas.
Uma fonte militar ucraniana afirmou à agência de notícias Reuters que o míssil balístico que causou as mortes na cidade é norte-coreano, do modelo KN-23.
Ao menos 42 pessoas foram hospitalizadas, segundo o Serviço Estadual de Emergência da Ucrânia. As operações de resgate estão em andamento para encontrar corpos sob os escombros. A agência de notícias Associated Press (AP) presenciou equipes de emergência resgatando pessoas e retirando corpos dos destroços.
(Por Redação g1. Foto: STRINGER / AFP)