Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Redenção

Agronegócio aguarda retomada de julgamento da Ferrogrão após estudos apresentados pela ANTT

Paralisado desde 2021, por decisão cautelar do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), a Ferrogrão, projeto ferroviário com 933 km de extensão para ligar Sinop (MT) a Miritituba (PA), pode voltar à pauta do tribunal após a entrega de estudos solicitados pelo ministro à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

A informação é do diretor-geral da ANTT, Rafael Vitale, durante a realização do Fórum “Caminhos da Safra”, realizado na quarta-feira (28). Ele disse acreditar no avanço da Ferrogrão a partir do “destravamento”, no STF, da ação que envolve a ferrovia.

“A Ferrogrão é um projeto que sempre despertou o interesse do agro. E, agora, destravando com o STF, acredito que possamos avançar mais rápido e voltar a ter debates mais amplos com a sociedade”, avaliou Vitale.

De acordo com o diretor, a agência apresentou os estudos técnicos necessários que o STF demandou e agora aguarda avaliação e deliberação pela Corte. “Entregamos o estudo atualizado e precisamos aguardar a manifestação para avançarmos com mais previsibilidade quanto ao cronograma para realização do leilão. Temos expectativa de que isso aconteça ao longo das próximas semanas e possamos lançar cronograma para leilão, obras e entrega da infraestrutura”, detalhou.

(Reportagem: Val-André Mutran – Correspondente do Blog do Zé Dudu em Brasília. Foto: blog do zedudu/divulgação)