Segunda-feira, 21 de abril de 2025
Redenção

Quase 600 mil lares paraenses não têm acesso à internet

Apesar dos avanços tecnológicos nos últimos anos, cerca de 600 mil domicílios paraenses ainda não estão conectados à internet, é o que indicam os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) levantados no último censo.

Estas pessoas estão inseridas no total de quase seis milhões de brasileiros que não contam com o serviço de banda larga em casa, de acordo com o Módulo de Tecnologia de Informação e Comunicação (TIC) da PNAD Contínua. Somente na Região Norte do Brasil, 14,7% dos lares estão desconectados.

Na capital, Belém, também houve aumento. No ano de 2022, aproximadamente 722 mil lares belenenses acessaram a rede banda larga em casa. Já em 2023, o número cresceu para 738 mil, totalizando uma ampliação de 2,2%.Um outro ponto abordado pela pesquisa é que do total de pessoas em todo Brasil que contam com a ferramenta em casa, 16% (ou 11,6 milhões) possuem algum tipo de dispositivo inteligente que poderia ser acessado pela Internet – câmeras, caixas de som, lâmpadas, ar-condicionado, geladeiras e afins.

(Kamila Murakami/O Liberal. Foto: Anatel divulgação redes sociais)