Um cantão do Brasil que tem mais plantações do que casas. Lavouras a perder de vista. Apenas um grupo de emas se destaca na imensidão. Se Boa Esperança do Norte fosse um livro, as páginas ainda estariam em branco. A história começaria a ser escrita no dia 1º de janeiro de 2025, data da posse do prefeito, do vice-prefeito e dos nove vereadores – os primeiros da história do município.
Já são quase 25 anos desde que o distrito tentou virar cidade. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso criou o município em março de 2000. Mas uma ação judicial de um município vizinho emperrou o processo de emancipação. Nova Ubiratã não queria perder um pedaço das terras.
Depois de uma longa batalha judicial, a emancipação foi confirmada em outubro de 2023, por decisão do STF – Supremo Tribunal Federal. Agora, Boa Esperança do Norte se prepara para ser o caçula dos municípios brasileiros.
“Sou natural de Sarandi, no Rio Grande do Sul. Faz 37 anos que já moramos aqui. Vim com minha esposa e três filhos”, conta o produtor rural Moacir Zanatta.
Boa Esperança do Norte fica a mais de 350 km de Cuiabá. Basta uma pesquisa rápida na internet para encontrar informações básicas sobre Boa Esperança do Norte já com características de município. A gente vê, por exemplo, dados sobre a área. Boa Esperança do Norte tem aproximadamente 4.700 km². A população estimada é de cerca de 9 mil habitantes. E a principal atividade, como tudo na região, gira em torno do agronegócio.
(Por Jornal Nacional. oto: Jornal Nacional/ Reprodução)