Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

EroBrasil inicia operações em Tucumã e se consolida como segunda maior produtora de cobre do Brasil

As operações da EroBrasil em Tucumã, no Sul do Pará, iniciaram na última quarta (11). Com isso, a mineradora alcança o posto de segunda maior produtora de cobre do país. Para o CEO Eduardo de Come, a planta tucumaense representa o futuro da empresa, com capacidade de produção de até 60 mil toneladas por ano. O estado, na avaliação dele, pode ser uma das maiores potências do cobre no mundo.

Serão 12 anos de operação em Tucumã. Somente na fase de construção, foram empregadas cerca de 2,5 mil pessoas. O investimento de instalação foi superior a US$ 310 milhões (cerca de 1,5 bilhão), que aqueceu a economia da cidade, da região e do estado.

A expectativa é de que mais empregos sejam gerados durante a operação. Com a produção da EroBrasil Tucumã, a capacidade total da empresa passa para 110 mil toneladas de cobre por ano.

A EroCopper (ERO) é uma empresa canadense. Em 2016, comprou um projeto de cobre que, literalmente, estava embaixo d´água na Bahia, com 40 anos em operação. A empresa acreditou no potencial da mineração no Brasil. Foi adquirida uma mina de ouro de pequeno porte no Mato Grosso e então o projeto de cobre no Pará, que estava parado desde 2008. A EroCopper tem ações negociadas na Bolsa de Toronto (Canadá) e Nova Iorque (EUA).

((Victor Furtado, da Redação do Fato Regional. Foto: Divulgação / EroBrasil)