O aposentado de Palmas, João Alves da Silva, de 71 anos, está sem receber o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) há quatro meses. Ele foi dado como morto pelo órgão e não consegue comprovar que está ‘vivo’ para reverter a situação.
O problema começou no mês de maio deste ano, quando o dinheiro, única fonte de renda de João, não caiu na conta bancária. Ele foi até a unidade do INSS em Palmas e foi informado que no sistema constava que ele estava morto.
“Desde então, estou sem receber o meu dinheiro. Essa é minha única fonte de renda. Estou tendo que pedir dinheiro emprestado, minhas contas estão todas atrasadas, já me notificaram que meu nome está entrando no SPC e o banco todos os dias me cobra”, reclamou o idoso.
João contou que está aposentado há 16 anos e que após ter o benefício cortado, o instituto não explicou o motivo de ser dado como morto.
Outro problema foi a mudança no nome dele, que desde que começou o problema, o cadastro do idoso no INSS passou a ser, de forma errada, “José LOPES da Silva”.
(Por Patricia Lauris, g1 Tocantins. Foto: Arquivo Pessoal)