Quarta-feira, 23 de abril de 2025
Redenção

Conta de luz ficará ainda mais cara no Brasil

A partir do mês de outubro, que começa nesta terça-feira (1), a conta de luz deverá pesar ainda mais no bolso do brasileiro. A fatura da energia elétrica deve ficar mais cara com o acionamento da bandeira vermelha patamar 2, a mais cara do sistema de bandeiras, que significa uma cobrança extra nas contas de luz e sinaliza o custo “real” da energia para o consumidor. O aumento foi autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Com a bandeira vermelha 2, haverá um acréscimo de R$ 7,877 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos, com impacto direto na inflação. Na ponta, o acionamento se traduz em contas de luz mais caras. Para piorar o cenário, a nova onda de calor prevista para esta semana deve fazer com que o consumo de energia dos brasileiros aumente.

A medida anunciada pela Aneel visa incentivar a economia de energia em meio a uma seca que reduziu o nível dos reservatórios. É a primeira vez que a bandeira 2 é acionada desde agosto de 2021. A Bacia do Rio Amazonas, onde estão localizadas algumas das maiores hidrelétricas do país, está com os menores níveis em quatro décadas, mas, o ministro das Minas e Energia, Alexandre Silveira, descartou o risco de racionamento.

(Por Val-André Mutran – de Brasília. Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil)