A SpaceX, do bilionário Elon Musk, lançou um novo voo da Starship, a nave mais poderosa do mundo, neste domingo (13).
Os principais objetivos da missão eram tentar o primeiro retorno para o local de lançamento e a captura do propulsor Super Heavy (a parte debaixo do veículo espacial) e outra reentrada e pouso da Starship, visando um mergulho no Oceano Índico. Ambos foram cumpridos com sucesso.
O propulsor Super Heavy pousou na base de lançamento em Boca Chica, no Texas. Com isso, a empresa espera chegar mais perto da reutilização completa da Starship.
O propulsor Super Heavy reacendeu três de seus 33 motores Raptor para desacelerar sua rápida descida de volta ao local de lançamento da SpaceX, enquanto mirava na torre de onde havia decolado, que é equipada com dois grandes braços de metal.
Caso as condições não estivessem perfeitas para a tentativa, o propulsor faria a aterrissagem no mar, mais especificamente no Golfo do México.
Este foi o segundo voo bem-sucedido da Starship – o primeiro aconteceu em junho.
A lançamento deste domingo não teve passageiros e é um teste para futuras missões para a Lua e Marte.
Como é a nave Starship?
Tem 120 metros de altura (somando nave Starship e propulsor Super Heavy) e 9 metros de diâmetro
Poderá transportar até 100 pessoas
É projetada para ser reutilizável, assim como outras naves da SpaceX
Tem capacidade para transportar até 250 toneladas, se puder ser descartada após uma missão, e 150 toneladas, quando precisar ser reutilizada
Está sendo testada desde 2019
Será usada para transporte de carga no programa Artemis, série de missões da Nasa para levar astronautas de volta à superfície da Lua
No futuro, poderá ser usada para transportar pessoas e cargas até Marte, segundo a SpaceX
(Por G1. Foto: Arte/ g1)