Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

PF cumpre mandados em casas de estudantes de medicina em Marabá

A Polícia Federal cumpriu na manhã de quarta-feira (16) mandados de busca e apreensão na casa de suspeitos em quatro estados da federação: Pará, Piauí, São Paulo e Tocantins.

O cumprimento dos mandados faz parte da quarta fase da Operação Passe Livre, que tem por objetivo desarticular esquema criminoso responsável por fraudar vestibulares para ingresso em cursos de medicina de faculdades particulares. O grupo resolvia provas para candidatos pelo custo de R$ 2 mil.

O fato se tornou conhecido, principalmente em Marabá no sudeste paraense, onde o principal suspeito realizou a maior parte da fraude. Os mandados foram cumpridos em pelo menos 27 locais e residências de alto padrão em Marabá, de estudantes do curso de medicina de uma Faculdade local.

A investigação é desdobramento das fases anteriores da Operação Passe Livre (deflagrada em fevereiro) que desvendou fraudes ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e 2023.

As investigações partiram de dados encontrados no celular apreendido de um homem, alvo das Operações Passe Livre I e II, que estaria no centro de um esquema de aprovação ilegal para o curso de medicina na Universidade do Estado do Pará (UEPA).

De acordo com a PF, a princípio não há nenhum indicativo da participação das faculdades particulares nos crimes investigados, sendo neste estágio da investigação tratadas com vítimas da prática dos crimes e das vulnerabilidades dos sistemas aliado as habilidades dos criminosos em burlarem as provas online.

(DOL Carajás com Ascom PF. Foto: James Oliveira/RBATV)