Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Moradores esperam reconstrução de ponte há quatro anos e se arriscam em travessia: ‘Pinguela com a água na cintura’

Produtores rurais de Miracema, na região central do estado do Tocantins, aguardam há quatro anos a reconstrução da ponte sobre o Rio Providência. A estrutura permitia o acesso mais rápido ao município de Barrolândia, onde são comercializadas as criações de animais e laticíneos dos agricultores.

A antiga ponte do local foi inaugurada em 1980 e deixou de ser usada em outubro de 2020, após a estrutura de madeira ser incendiada e restar somente a base de concreto. Moradores alegam que a ação foi criminosa.

Agora, eles precisam se arriscar em pontes improvisadas e enfrentam água na cintura, além de correnteza forte, na região da Serra da Lopa.

“Quero uma solução. Não podemos ficar sem saber o que está acontecendo. É tempo demais, já tem quatro anos. Não são quatro dias, quatro semanas, nem quatro meses. São quatro anos nesse sofrimento”, reclama Arlete Vieira de Jesus, produtora rural.

No período de estiagem quando o nível do Rio Providência baixa, os produtores conseguem atravessar pelo trecho ao lado da antiga ponte. Mas, com as primeiras chuvas do mês de outubro, o rio subiu, impossibilitando a passagem novamente.

A Prefeitura de Miracema do Tocantins informou que a licitação acontece normalmente, mas três empresas acabaram sendo inabilitadas e o município vai iniciar a análise da documentação da 4ª colocada. Não foi informado prazo para início das obras.

(Por Tamyra Pinheiro e Brenda Santos, g1 Tocantins, TV Anhanguera. Fotos: Reprodução/TV Anhanguera)