Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

STF Anula Todas as Condenações de José Dirceu na Lava Jato

Justice of the Brazilian Federal Supreme Court (STF), Gilmar Mendes (Photo internet reproduction)

Em uma decisão divulgada na última segunda-feira (28), o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), anulou todas as condenações impostas pela Operação Lava Jato ao ex-ministro José Dirceu (PT). A medida atende a um pedido da defesa de Dirceu, que solicitou a extensão da decisão anterior da 2ª Turma do STF, que declarou a suspeição do ex-juiz Sergio Moro no julgamento de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Com a anulação, José Dirceu recupera seus direitos políticos e deixa de ser classificado como “ficha-suja”, podendo, portanto, voltar a participar ativamente da vida política. Em sua decisão, Gilmar Mendes fez críticas severas ao que chamou de “confraria” entre o ex-juiz Sergio Moro e os procuradores da Lava Jato em Curitiba, alegando que havia uma clara intenção de condenar Dirceu para sustentar outras acusações.

“Tratava-se de um objetivo a ser alcançado”, mencionou o ministro em seu despacho, que está sob sigilo judicial. A anulação das condenações representa um capítulo importante nas discussões sobre a atuação e a imparcialidade da Lava Jato, que foi responsável por uma série de investigações e condenações de figuras públicas.

O ex-ministro José Dirceu foi condenado em vários processos relacionados à Lava Jato, sob acusações de corrupção passiva, lavagem de dinheiro e organização criminosa. Com a decisão de Gilmar Mendes, todas essas condenações são invalidadas, removendo os obstáculos legais e políticos que impediam sua plena atuação na esfera pública.

FONTE: Mateus CoutinhoDo UOL, em Brasília. Justice of the Brazilian Federal Supreme Court (STF), Gilmar Mendes (Photo internet reproduction)