Terça-feira, 22 de abril de 2025
Redenção

Sirene de emergência de barragem toca por engano e causa pânico entre moradores de cidades de MG

As sirenes do sistema de comunicação de emergência das barragens do Complexo Córrego do Sítio (CDS), localizadas entre os municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais, em MG, foram acionadas indevidamente no início da tarde desta terça-feira (29). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um procedimento para apurar o caso.

O engano causou pânico entre moradores, que precisaram sair de casa, assustados.

De acordo com a AngloGold Ashanti, responsável pela estrutura, o acionamento aconteceu por volta das 14h. A empresa disse que as barragens estão “seguras e estáveis” e que apura os motivos do disparo indevido.

Imagens que circulam nas redes sociais mostram moradores — inclusive crianças e idosos — deixando residências, alguns desesperados e chorando. Outros vídeos mostram uma das vias de saída do distrito com trânsito congestionado após o alerta.

As defesas civis de Santa Bárbara e Barão de Cocais foram chamadas e constataram normalidade na estrutura da barragem Córrego do Sítio II (CDS II), que armazena os rejeitos do complexo.

Quinto alarme falso

Esta é pelo menos a quinta vez que as sirenes da barragem disparam indevidamente. Em maio de 2023, a AngloGold foi penalizada pela Justiça por outros quatro acionamentos por engano.

(Por Rodrigo Salgado, g1 Minas — Belo Horizonte. Foto: Reprodução/Google Earth)