As sirenes do sistema de comunicação de emergência das barragens do Complexo Córrego do Sítio (CDS), localizadas entre os municípios de Santa Bárbara e Barão de Cocais, em MG, foram acionadas indevidamente no início da tarde desta terça-feira (29). O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) instaurou um procedimento para apurar o caso.
O engano causou pânico entre moradores, que precisaram sair de casa, assustados.
De acordo com a AngloGold Ashanti, responsável pela estrutura, o acionamento aconteceu por volta das 14h. A empresa disse que as barragens estão “seguras e estáveis” e que apura os motivos do disparo indevido.
Imagens que circulam nas redes sociais mostram moradores — inclusive crianças e idosos — deixando residências, alguns desesperados e chorando. Outros vídeos mostram uma das vias de saída do distrito com trânsito congestionado após o alerta.
As defesas civis de Santa Bárbara e Barão de Cocais foram chamadas e constataram normalidade na estrutura da barragem Córrego do Sítio II (CDS II), que armazena os rejeitos do complexo.
Quinto alarme falso
Esta é pelo menos a quinta vez que as sirenes da barragem disparam indevidamente. Em maio de 2023, a AngloGold foi penalizada pela Justiça por outros quatro acionamentos por engano.
(Por Rodrigo Salgado, g1 Minas — Belo Horizonte. Foto: Reprodução/Google Earth)