Quinta-feira, 31 de outubro de 2024
Redenção

No Pará, alunos de escola estadual usam tecnologia, energia eólica e Inteligência Artificial em horta automatizada

Com uma denominação bem paraense, plenamente conectada ao atual contexto do planeta, o Projeto “Te arreda, crise climática”, desenvolvido por estudantes da Escola Estadual de Tempo Integral Celso Rodrigues, no município de Santo Antônio do Tauá, nordeste paraense, integra energia eólica a uma horta, em formato de mandala, automatizada pela plataforma arduino e inteligência artificial (IA), destinada a gerar energia limpa, produzir alimentos orgânicos e gerar informações personalizadas sobre nutrição.

Educação ambiental e a busca de soluções sustentáveis vêm sendo debatidas constantemente nas escolas da rede pública estadual de ensino, a fim de enfrentar a crise climática e promover sustentabilidade.

A iniciativa utilizou a abordagem STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática). Na prática, os quatro estudantes envolvidos no projeto construíram uma turbina eólica utilizando materiais reciclados, sucata eletrônica e a horta mandala automatizada, demonstrando o potencial da tecnologia e criatividade na resolução de problemas ambientais. A IA, integrada ao sistema, oferece informações sobre o crescimento de plantas e orientações sobre nutrição, promovendo educação alimentar e consumo consciente.

Protagonismo climático

De acordo com o professor orientador do projeto, Fábio Jorge, a iniciativa busca inspirar e ressaltar a importância do protagonismo juvenil na defesa ambiental do planeta. “Estamos extremamente orgulhosos do trabalho da nossa equipe. O Projeto ‘Te arreda, crise climática’ representa a dedicação e criatividade dos nossos estudantes. Ações como essas fortalecem o protagonismo juvenil na luta contra a crise climática. Queremos tornar a nossa escola um modelo de sustentabilidade”, afirma o educador.

(Texto: Fernanda Cavalcante – Ascom/Seduc. Foto: Agência Pará)