Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Funai diz que aguarda Governo do PA autorizar envio da Força Nacional para apoiar comunidade indígena envolvida em conflito de terra

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) disse que aguarda, desde o início do ano, que o governo do Pará autorize o envio da Força Nacional, pelo Ministério de Segurança Pública a pedido do Ministérios dos Povos Indígenas, para dar apoio à segurança dos indígenas Turiwara, que vivem no nordeste do estado.

A comunidade vive tensão em disputa por terras que são exploradas pela Agropalma, empresa que explora óleo de palma na região.

Uma operação de reintegração da Polícia Militar resultou na prisão de oito pessoas, segundo a Polícia Civil, que passaram por audiência de custódias.

Enquanto isso, órgãos como a Defensoria Pública do Estado e o Ministério Público Federal, tentam federalizar o caso, já que decisões sobre comunidade tradicionais devem ser tomadas pela Justiça Federal. A operação de retirada, com cenas de conflito, havia sido autorizada pela Justiça do Estado.

Segundo a Funai, o pedido de reforço de segurança junto aos Turiwara ocorreu após a Polícia Federal e a Secretaria de Segurança Pública serem acionadas para um caso ocorrido em janeiro, em que um foi morto e outro foi gravemente ferido. O caso está sob inquérito da Polícia Federal.

Sobre a operação policial, que retirou os indígenas da área controlada pela Agropalma, a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) disse que “está monitorando de perto a situação (…) na fazenda Roda de Fogo, onde opera um empreendimento da empresa Agropalma” e que “desde 2022, tem trabalhado de forma ativa na mediação da questão, realizando levantamentos preliminares e promovendo diálogos institucionais para avaliar a demanda territorial apresentada pela comunidade indígena”.

(Por Taymã Carneiro, g1 Pará — Belém. Foto: Reprodução/redes sociais)