Uma vítima de Goiás perdeu cerca de R$ 200 mil no chamado “golpe das missões”, investigado pela Polícia Civil. A delegada Marcella Orçai explica que se trata de uma fraude complexa, em que a pessoa é recrutada para entrar em uma plataforma e cumprir missões simples, como curtir fotos, em troca de um alto valor em dinheiro. Mas para retirar o dinheiro da plataforma, pagava caro.
As vítimas desse golpe, segundo a delegada, são recrutadas por meio de grupos nas redes sociais. A promessa é de que vão receber valores altos em dinheiro caso entrem em uma plataforma e cumpram tarefas simples exigidas lá. Entre as missões estão: curtir fotos de famosos, avaliar positivamente estabelecimentos comerciais e jogar on-line.
“A princípio, a vítima entra na plataforma para cumprir uma missão e aí vai acumulando um dinheiro fictício dentro dessa plataforma. Às vezes, a pessoa tem que colocar créditos na plataforma para ter acesso às missões, que serão retornadas em dinheiro. Fazem a vítima acreditar que ela tem um valor exorbitante para receber e que, para tentar resgatar esse valor, ela tem que pagar para inserir mais créditos na plataforma. Aí entra a parte do prejuízo e ela começa a perder dinheiro”, explica.
“Vai virando um ciclo vicioso. Eles começam a pagar mais dinheiro para tentar recuperar aquilo que já perderam. É complexo, mas é isso”, completa a delegada.
(Por Larissa Feitosa, g1 Goiás. Foto: Divulgação/Polícia Civil de Goiás)