Mais de 100 militares realizaram simulações de salvamento em altura, veicular e de emergências com produtos perigosos, no Complexo Aldeia Cabana, em Belém. Longe de qualquer situação real de perigo, eles celebraram, na prática, a conclusão das três especializações promovidas pelo Governo do Estado, por meio do Corpo de Bombeiros Militar do Pará (CBMPA).
“Essa é uma grande conquista para a segurança pública e defesa social do Estado. Desses 103 militares especializados, 16 são mulheres e na história da nossa corporação, essa é a maior turma de especialistas já formada”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual de Defesa Civil, coronel Jayme de Aviz Benjó.
O oficial acrescentou: “o curso de Salvamento em Altura não era realizado há 12 anos na corporação e os cursos de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos e de Salvamento Veicular são inéditos no Pará, o que representa um avanço sem precedentes”.
A terceira edição do Curso de Salvamento em Altura 2024, com 36 alunos e duração de 220 horas, capacita militares na atuação de salvamento em altura, com preparo físico e psicológico. A especialização ocorre em sacadas, torres, prédios e outros espaços, além de abordar ações humanizadas, abordagens táticas, intervenção ágil e técnicas elevadas de segurança.
O curso de Salvamento Veicular teve 75 horas de duração e um total de 36 alunos bombeiros, e focou na atuação dos profissionais em acidentes automobilísticos complexos, a exemplo de casos que exigem a retirada de vítimas presas em ferragens.
Com 70 horas de duração, o curso de Primeira Resposta em Emergência com Produtos Perigosos abordou análise de diferentes cenários e condições meteorológicas, para que os militares estejam preparados para dar uma resposta adequada, mais eficiente e resguardando a vida da sociedade da melhor forma.
(Por Giovanna Abreu/Agência Pará. Foto: Bruno Cecim /Agência Pará)