Domingo, 20 de abril de 2025
Redenção

Operação da PF contra garimpo ilegal no Pará prende servidores públicos, empresários e apreende ouro e carros de luxo

Uma operação da Polícia federal contra o garimpo ilegal de ouro na região do Tapajós, oeste do Pará, na quinta-feira (28), prendeu dois servidores públicos, dois empresários e apreendeu carros de luxo, ouro e joias.

Além dos 4 mandados de prisão, foram cumpridos 21 mandados de busca, sequestro de bens e medidas cautelares de afastamento dos servidores da função pública.

Os mandados foram cumpridos em Santarém, Itaituba, Altamira, Rio de Janeiro e Goiânia. Não há informação sobre a quem pertence os 8 carros de luxo apreendidos. A quantidade de ouro e dinheiro recolhidos na operação não tinha sido contabilizada até a última atualização desta reportagem.

Os nomes e os cargos dos alvos da operação Cobiça não foram divulgados oficialmente. Os servidores presos são oficiais da Polícia Militar, sendo um coronel e um tenente-coronel, com cargos de comando em Itaituba, no sudoeste do Pará; e que os alvos de busca e apreensão em Itaituba, são: um major, um capitão, 4 sargentos e um cabo, todos da PM. Quanto aos empresários, os dois alvos da operação residem em Goiânia.

O coronel preso, tem um apartamento de luxo em um edifício localizado no bairro Aeroporto Velho, em Santarém. O endereço foi alvo de busca e apreensão. Houve a necessidade de arrombar algumas portas nas residências dos dois oficiais da PM em Itaituba durante a operação da Polícia Federal. Além disso, um dos carros de luxo teria sido apreendido na residência de um policial militar em Itaituba.

(Por g1 Santarém e Região — PA. Foto: Polícia Federal / Divulgação)