Uma pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta semana mostra que a expectativa de vida do brasileiro subiu para 76,4 anos — superando, em alguns meses, o índice anterior à pandemia.
Mas um brasileiro passou longe dessa estatística e hoje é, comprovadamente, o homem mais velho do mundo.
De acordo com o Guinness, o Livro dos Recordes, até segunda-feira (25) o primeiro lugar no ranking da idade pertencia ao britânico John Tinniswood, que morreu aos 112 anos.
O segundo da lista era o brasileiro João Marinho Neto, que agora ocupa o topo do pódio. João tem hoje 112 anos e 57 dias de vida. Ele era apenas alguns dias mais novo do que o inglês centenário.
O homem mais velho do mundo é do interior do Ceará. Ele mora em Apuiarés, uma cidade com cerca de 13 mil habitantes.
João Marinho Neto nasceu em 5 de outubro de 1912, em Maranguape, cidade natal do humorista Chico Anysio.
Apesar de ter passado por duas guerras mundiais, pela Ditadura Militar, pela redemocratização no Brasil e de ter visto a conquista da lua e do nosso pentacampeonato, o que ficou na memória dele mesmo foi a vida simples que levava na roça, criando gado.
“Eu tive uma vida feliz, meu filho. (…) Com muita saúde, eu tinha tudo. Tinha gado para fazer queijo, tinha tudo”, diz.
Seu João criou a família na zona rural do município. Ao todo, ele teve 7 filhos, 22 netos, 15 bisnetos e 3 tataranetos. Hoje, vive em um lar de idosos. Boa parte da família mora longe, mas os que podem sempre vão visitá-lo.
Seu João divide o abrigo com outros 12 idosos — que perto dele são praticamente garotos. Ele já não enxerga e escuta pouco. Mas adora conversar com o filho Venícius.
As avaliações de rotina confirmam que a saúde dele ignora o tempo.
No dia a dia, a alimentação dele é balanceada, claro, mas inclui o que ele mais gosta. Afinal, quem resiste a atender os desejos de alguém com 112 anos?
“[O que ele mais gosta é do] cafezinho pela manhã, das frutas, da rapadura e da galinha caipira”, explica Edgar Rodrigues, coordenador do lar de idosos.
(Por Fantástico. Foto: Reprodução/TV)