Nas duas primeiras semanas de dezembro, moradores de Belém foram surpreendidos por quatro incêndios em residências, causando grande preocupação à população em geral.
O primeiro incêndio foi registrado na quinta-feira (5) e destruiu quatro casas no bairro da Pedreira. Na quarta-feira (10), seis casas foram destruídas pelo fogo no bairro da Terra Firme. No dia seguinte (11), quatro casas também foram destruídas pelo fogo entre os bairros do Telégrafo e Sacramenta. E no dia (12), uma casa foi destruída pelo fogo no distrito de Icoaraci.
A prioridade em qualquer situação de incêndio é garantir a segurança de todos os moradores. Quando um incêndio atinge uma residência, os danos podem ser devastadores, tanto materiais quanto pessoais.
De acordo com o Corpo de Bombeiros Militar do Pará, o período chuvoso em Belém não aumenta o risco de incêndios. O órgão destaca medidas importantes para evitar acidentes e a ocorrência de fogo.
Fazer manutenção periódica da rede elétrica,
Redobrar cuidado com uso de equipamentos eletrônicos
Não permitir que crianças brinquem com materiais que produzam chama
Não sobrecarregar pontos de tomada, além de redobrar o cuidado ao manusear o gás de cozinha.
O CBM destaca que, em caso de incêndio, a prioridade é se distanciar do local e acionar o Corpo de Bombeiros pelo número 193.
(Por Thaís Neves, g1 Pará — Belém. Foto: Wilk Dias / TV Liberal)