O Teatro Municipal “Eduardo Abdelnor” foi construído pela Prefeitura de Marabá, por meio da Secretaria Municipal de Obras e a gestão é da Fundação Casa da Cultura de Marabá. Os recursos são oriundos da mineradora Vale S/A, por meio da Lei Rouanet. O prédio e o auditório foram projetados para serem acessíveis para pessoas com deficiência.
Além do auditório, há camarins, banheiros coletivos e individuais e banheiros adaptados para pessoas com deficiência (feminino e masculino), lanchonete, sala de repouso, bilheteria e administração.
O espaço de representação é gigantesco, podendo comportar orquestras e grande número de pessoas. Ele é delimitado lateralmente pelos bastidores e por cima pelas bambolinas. Ele é dividido em direita e esquerda, de acordo com a visão do público.
LUZ, CÂMERA…AÇÃO!
A iluminação teatral, também conhecida como iluminação cênica ou luz de palco, é um sistema de luzes que serve para criar efeitos artísticos no palco. Ela é essencial para o teatro, pois desempenha um papel fundamental na narrativa, direcionando o olhar do público e elevando a qualidade da produção.
QUEM FOI MARCELO MORHY
Marcelo Morhy Guedes foi um dos músicos mais destacados de Marabá na década de 2000, tendo sido, inclusive, campeão do Fecam (Festival da Canção em Marabá).
Sempre risonho e brincalhão, ele era um dos cantores mais requisitados da noite de Marabá, marcando seu talento em bares e encontros sociais, além de vez por outra participar de shows.
Marcelo faleceu na noite de 5 de dezembro de 2011, vítima de acidente automobilístico até hoje não esclarecido.
(Correio de Carajás. Foto: Divulgação)