A região de influência do município de Santarém, no oeste do Pará, já conta com reforço nas ações de combate a incêndios e auxílio humanitário. O governador Helder Barbalho esteve na quarta-feira (18) em Santarém para entregar novas aeronaves ao Corpo de Bombeiros Militar e à Defesa Civil Estadual. As aeronaves são essenciais para a logística e operacionalidade das forças de emergência na região.
“Nós estamos ampliando os serviços da Defesa Civil para dar continuidade ao combate aos focos de queimada, já com três helicópteros que estão em atuação, com todos os veículos de combate a incêndio, como também a aeronave para deslocamento de tropa”, informou o Helder Barbalho.
O governador entregou um helicóptero equipado para combate a incêndio, modelo B3, e uma aeronave de asa fixa, modelo Caravan, destinada ao transporte da tropa e de material. As duas aeronaves permitem operações em locais de difícil acesso, por isso são essenciais na atuação do Corpo de Bombeiros em emergências.
O comandante-geral da corporação acrescentou que o helicóptero tem uma estrutura denominada Bambi, que permite o armazenamento de até 550 litros de água. “Essa capacidade é fundamental para um combate efetivo ao fogo em áreas onde o acesso terrestre é complicado. Além disso, o helicóptero pode transportar de cinco a seis militares, otimizando a logística de deslocamento até os focos de incêndio”, disse o coronel Jaime Benjor.
(Agência Pará/Por Ronan Frias. Foto: Gustavo Campos / Ag. Pará)